Make your own free website on Tripod.com
Marley marcou a música ocidental no século XX
 Foto: Divulgação
O Rei do Reggae
 
 

Especial em áudio Ouça o especial >>

Robert Nesta Marley nasceu numa quarta-feira, seis de fevereiro, em 1945. Este especial não quer falar da vida de Bob Marley. O que a gente quer fazer rolar aqui é som, para contar a história da carreira deste músico jamaicano que influenciou a música mundial desde o primeiro single, Judge Not, de 1962.

Em 1963, Marley monta pela primeira vez uma banda, junto com Peter Tosh e Bunny Livingstone. Depois de algumas idas e vindas, a banda adota o nome com o qual ficaria conhecida mundo afora: The Wailers. A estréia foi com I'm Still Waiting.

De 64 a 66, Bob Marley, já como vocalista da banda, e os Wailers gravaram cerca de 70 músicas.

Em 66, a banda é dissolvida. Marley vai para Os Estados Unidos, já casado com Rita Anderson, encontrar a mãe, Cedella Booker. No retorno à Jamaica, remonta os Wailers com Livingstone e Tosh. Bend Down Low é desta época.

O grupo recebe o reforço dos irmãos Aston e Carlton Barrett. Estamos já em 1973 e Bob Marley e The Wailers assinam com o selo Island Records. O disco Catch a Fire mostra ao mundo o som dos jamaicanos. Baby We´ve Got a Date é um dos sucessos do disco.

O disco seguinte consagraria definitivamente Marley e seus amigos dos Wailers. Burnin´ apresenta aos fãs americanos e europeus o som de I Shot the Sheriff, que seria uma dos dez maiores sucessos de 1974 com Eric Clapton. A versão de Marley, com Livingstone e Tosh, é antológica.

Livingstone e Tosh deixam os Wailers e Bob Marley então junta outra vez as I-Threes, de sua mulher Rita, com Marcia Griffiths e Judy Mowatt. A turnê do álbum Natty Dread, de 1975, é um sucesso e apresenta a canção No Woman, No Cry.

Na época, na Jamaica, Marley era visto como um profeta, uma figura mística. Em 1976, ele sofre um atentado e é obrigado a sair de seu país. O disco de 1977, Exodus, é um ferroada na saudade. Waiting in Vain mostra bem o estado de espírito do músico.

Kaya, o álbum seguinte, vem com o grande sucesso Is This Love.

Em 1980, depois de um antológico concerto no recém-liberado Zimbábue, o músico passa mal quando fazia jogging no Central Park, em Nova Iorque. Diagnóstico: um câncer que se espalhava pelo cérebro, pulmões e fígado. O disco Uprising foi o último feito enquanto o músico estava vivo. Em 11 de maio de 1981, com 36 anos, morria Robert Nesta Marley. Redemption Song é uma canção ícone do músico jamaicano.