Make your own free website on Tripod.com

 

 Jogos no Windows NT4  ?!? SIM !

AVISO: Essa dica não faz milagre, pois diversos jogos continuam a não funcionar no NT após aplicá-la. Ela serve para TENTAR fazer alguns jogos funcionarem sob o NT.

Como seria bom se você pudesse instalar alguns jogos no Windows NT, né ? Infelizmente a grande maioria dos jogos exige o DirectX 5 ou superior sob Win9x. Pois bem, estas dicas podem te ajudar: existe uma maneira do Windows NT "enganar" o programa de instalação do jogo, fazendo-o imaginar que está sob Win95. Também existe um programinha que faz com que o DirectX do Windows NT seja detectado como 6 ao invés do 3. Essas duas modificações permite quemuitos jogos funcionem sob o Windows NT. Vamos aos poucos - essa "tramóia" exige 2 etapas:

DirectX 6.1 no Windows NT: para "enganar" o NT, você precisa ter no mínimo o Service Pack 4 na sua máquina. Faça o seguinte:
1. Crie um diretório temporário e copie para lá os arquivos
d3drm.dll, ddraw.dll, dinput.dll e dsound.dll que estão no Winnt\system32.
2. Descompacte o minúsculo arquivo
dx6nt.zip (1.5Kb) no diretório temporário criado e execute o o programa setdx6.com
3. Copie todos os arquivos .dll e .vxd para Winnt\system32
4. Start > Run > digite regedt32.exe e tecle ENTER
5. Vá p/ a janela HKEY_LOCAL_MACHINE e dê um duplo clique em Software > Microsoft > DirectX
6
. Clique no menu Edit > Add Value
7
. O Data Type deve estar REG_SZ. Digite a palavra Version no campo Value Name e clique OK
8
. Digite 4.6.1.0 no campo String e clique OK
9
. Saia do regedt32 e restart no NT4.

Win95 no WinNT: você pode "enganar" programas, fazendo-os achar que o NT é o Win95. Isso é muito mais fácil do que você imagina: no CD-ROM do Windows NT existem dois arquivos no \support\debug\i386: setwin95.cmd e imagecfg.exe. Clique
aqui para dar o download de um arquivo zip (25 Kb) com eles. Descompacte eles no \Winnt. Para "enganar" o jogo ou qualquer outro programa, fazendo-os pensar que estão sob Win95, você deve ir p/ o DOS e digitar:

c:\> SETWIN95 <nome do arquivo.exe> 

E a partir de agora o programa pensará que está sob o Win95.

É isso ai - se mesmo assim o jogo não funcionar, não tem jeito mesmo ... 

 Checando compartilhamento em TCP/IP

Um problema que a grande maioria dos usuários têm é saber como checar se o seu Windows NT está compartilhando arquivos e impressoras sob TCP/IP. Isso é perigoso pois permite o acesso de hackers à sua máquina. A maneira mais fácil e rápida para checar isso é rodar o ICW: Start > Programs > Accessories > Communications > Internet Connection Wizard. Selecione então a segunda opção (I want to transfer ...) e clique em Next. O ICW faz a checagem de compartilhamento e se detectar o compartilhamento, ele avisa que não pode prosseguir até que o compartilhamento seja desabilitado definitivamente. Se você aceitar, ele faz as alterações e pede p/ você rebootar (após o boot, você pode cancelar o prosseguimento do ICW). Se não for detectado, o ICW mostra uma tela de discagem - e você deve clicar no botão Cancel para cancelar a discagem.

 Desabilitando DE VEZ os shares C$, ADMIN$, ...

Você deve desabilitar os shares C$, D$, ADMIN$, ... caso você queira que o seu micro não seja administrado remotamente (99% dos casos). Como o WinNT tem a simpática mania de recriar esses shares toda vez que você reboota, vamos acabar de vez com isso:

1. rode o regedt32.exe
2. vá para HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM > CurrentControlSet > Services > LanMan Server > Parameters
3. clique em Edit Add Value
4. escolha Data Type: REG_DWORD e digite no Value Name: AutoShareWks se o micro tiver o WinNT Workst. ou AutoShareServer se for WinNT Server
5. clique OK e digite na Data: 0 (zero) e clique OK
6. no próximo logon, bye-bye share$ pentelho$!

 Dobre a performance do seu hard-disk no WinNT !

Essa é simplesmente a mais espetacular dica dos últimos tempos e foi testada em vários computadores, com sucesso absoluto em todos eles. É o seguinte: se o seu hard-disk ATAPI-IDE for razoavelmente novo (até 18 meses), então ele deve ser UltraDMA. Isso faz com que a taxa de transferência de dados seja bem maior do que a taxa dos hard-disks comuns e a taxa de utilização da CPU seja mínima quando este realiza tarefas complexas. O detalhe é que o WinNT4 não aproveita essa característica e trata o seu HD como se fosse um HD normal (em CD-R e CD-RW a vantagem do UltraDMA é mínima). Para você aproveitar ao máximo o desempenho do seu hard-disk, faça o seguinte:

1. Para comprovar os resultados, realize inicialmente um teste de benchmark na partição aonde se encontra instalado o seu Windows NT (normalmente C:) e anote os resultados de velocidade de leitura e gravação e também a % da CPU. Caso você não tenha nenhum software para isso, dê um download aqui do pequeno (170 kb) e prático CLIBench.

2. Dê um download aqui do minúsculo (11kb) arquivo dmacheck.zip

3. Execute o arquivo dmacheck.exe e escolha o Channel 0 - que são os periféricos IDE ligados ao conector Primary IDE da placa-mãe - e/ou o Channel 1 (periféricos IDE ligados ao conector Secundary IDE da placa-mãe) para que o Windows NT saiba quais partições aproveitam o UltraDMA e clique em OK. Dê um shutdown e restart.

IMPORTANTE 1: é importante você fazer um backup dos dados, caso haja algum problema com isso. Até hoje não tive nenhum problema com a utilização dessa dica em vários hard-disks diferentes, mas não custa nada se prevenir.

IMPORTANTE 2: se o seu CD-ROM está conectado no mesmo cabo do seu HD e ele não é UltraDMA, então conecte-o no conector Secundary IDE, pois se houverem 2 periféricos conectados no mesmo cabo, ambos devem ser UltraDMA - ou então nada acima funcionará. Para saber se o seu HD e CD-ROM é UltraDMA, dê uma olhada na tela inicial que aparece após o boot do seu micro (normalmente a BIOS indica se é UltraDMA ou não) ou então vá ao site do fabricante do seu HD e veja as especificações técnicas dele. Eu seu que isso é sacal, mas vale a pena ! Dê uma olhada abaixo nos resultados obtidos em um dos 3 micros testados (um PIII 450 Mhz com um hard-disk de 7.2 Gb da Quantum, modelo Fireball EX):


Antes Depois Ganho 
Veloc. leitura - máxima 4.692 Kb/s 9.481 Kb/s 102 %
Veloc. leitura - média 4.626 Kb/s 9.097 Kb/s 97 %
Veloc. gravação - máx 4.406 Kb/s 10.870 Kb/s 146 %
Veloc. gravação - média 4.267 Kb/s 10.244 Kb/s 140 %
Utilização CPU 98 % 3 % !!!!

Conclusão: não perca mais tempo e ponha em prática esta dica. Após a mudança, as máquinas testadas se comportaram como se tivessem ganho mais 128 Mb e os programas funcionam mais 'livres' por causa da baixíssima utilização da CPU (só 3%). 

 Adeus Logon do início do NT ... você já vai tarde ...

Essa dica é uma das tradicionais e a solução é simples (mas a senha não pode ser vazia - você deve criar uma, caso não haja): ou você utiliza o velho e bom TweakUI (clique aqui para download) e vai no tab Network preenchendo então os dados para login automático, ou você edita o registro:

1. rode o regedit.exe
2. vá para HKEY_LOCAL_MACHINE SYSTEM > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion > Winlogon
3. preencha o campo DefaultUserName com o nome do usuário
4. preencha o campo DefaultPassword com a senha do usuário
5. preencha o campo DefaultDomainName com o nome do domínio (ou nome do comutador)
6. preencha o campo AutoAdminLogon com o nº 1 (um). Caso não exista a string AutoAdminLogon, você deve criá-la:
7. clique com o botão da direita do mouse na área à direita da janela e escolha New > String Value, digite AutoAdminLogon e tecle enter. Dê agora um duplo-clique na string criada e preencha o campo com o nº 1

É isso ai ! Agora o seu login será automático (no Win2000 isso é configurável).

Se você quiser dar um bypass no logon automático ou se quiser logar como outro usuário, fique pressionando a tecla SHIFT durante o logon, que a janelinha de nome e senha do usuário voltará a aparecer.
 Modificando a imagem do logon/logoff do WinNT

Não seria mais legal colocar um outra imagem na hora do logon/logoff do NT ? Você pode colocar a imagem que quiser:  uma boa opção é colocar o logo do seu cliente - para você puxar um pouco o saco dele e mostrar que você é entendido em NT e passou horas o "debugando" para descobrir como se faz). É uma tarefa banal:

1. rode o regedit.exe
2. vá para HKEY_USERS \.DEFAULT\Control Panel\Desktop
3. Dê um duplo-clique na string Wallpaper (que deve estar preenchida com (Default) e ponha o caminho para o arquivo (por exemplo c:\winnt\seulogo.bmp)
4. Dê um duplo-clique na string TileWallpaper (que deve estar preenchida com 0 (zero) e substitua por 1 (um) caso você queira que ele se repita na tela
5. Dê um duplo-clique na string WallpaperStyle (que deve estar preenchida com 0 (zero) e substitua por 2 (dois) caso você queira que a imagem ocupe toda a tela
6. caso você tenha escolhido que a imagem não se repita e não ocupe toda a tela, você ainda pode indicar a origem dos pixels na horizontal e na vertical dessa imagem - basta criar duas strings: WallpaperOriginX (distância em pixels da esquerda da tela) e WallpaperOriginY (distância em pixels da parte de cima da tela)

 Modificando também a cor verde-horrível Microsoft

Você também vai querer mudar aquele verde-escuro-meleca que aparece de fundo no login/logoff, né ? Ai vai:  

1. rode o regedit.exe
2. vá para HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Colors\Background
3. Modifique o valor para a cor RGB que você quiser: o verde-escuro-meleca padrão do NT é 128 128 128, o preto é 0-0-0, o branco é 255-255-255 e assim por diante. 

 Eliminando o Autorun do CD-ROM

Isso é fundamental para você fazer em CD-ROM e em CD-R/CD-RW para evitar problemas na gravação (além de não perder tempo na inserção de um CD-ROM no drive). Faça o seguinte:  

1. rode o regedt32.exe
2. vá para HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Services \ Cdrom \ Autorun
3. dê um duplo-clique em Autorun e digite 0 (zero) para desabilitar o Autorun

 O wheel do seu mouse não funciona ?


Você comprou um mouse com aquela rodinha no meio para navegar mais rápido nas webpages, mas ela não funciona. Você xinga o NT até hoje por causa disso ? À toa:  

1. rode o regedt32.exe
2. vá para HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Services \ i8042prt \ Parameters
3. se não existir a chave EnableWheelDetection, crie-a através do Edit > Add Value. Escolha então como Data Type REG_DWORD e digite como valor (Data) 2 (dois)

Existem 3 valores aceitáveis na chave EnableWheelDetection: 0 (não utiliza o wheel), 1 (autodetecta o wheel) e 2 (sempre utiliza o wheel).